O mundo mudou, o nosso “normal” mudou. Agora, usamos máscaras e não se trata de um baile, tampouco brincadeira de polícia e ladrão. Então, tivemos que nos adaptar, mudar os nossos hábitos cotidianos, como: lavar as mãos e usar álcool em gel, deixar os sapatos na porta de casa e cuidar onde tocamos, deixar de abraçar os avós, os familiares, os amigos, as pessoas que amamos com a finalidade de manter o “distanciamento social”. Esta palavra que ficou muito presente nas manchetes de jornais pelo mundo, mas nosso corpo e a nossa mente não podem parar, devem tentar se manter sadios a fim de evitar outras doenças que podem levar a uma situação tão complicada quanto o Covid-19, seja por aumento de peso, desenvolvendo silenciosamente uma Diabetes ou uma Hipertensão, seja pelo distanciamento social levando a uma depressão. Então, vamos nos MEXER!!!
Um dos objetivos da Educação Física como disciplina da Cultura Corporal do Movimento, é de alcançar a melhoria de todos os aspectos corporais do ser humano, assim como o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de suas capacidades funcionais, bem como, suas habilidades naturais. Com o fechamento das Escolas, Escolinhas Desportivas, Academias e Parques, espaços tradicionalmente utilizados para as práticas desportivas, todos nós tivemos que procurar outras formas de nos MEXER!!!
A Educação Física, também, teve que adaptar-se aos pequenos espaços, aos pátios das casas, aos corredores e escadarias dos edifícios e condomínios, as suas salas de estar, mas como? Através de Aulas Remotas, Mídias Digitais, Vídeoaulas, Lives, Aulas Online, por meio de Plataformas Digitais como, por exemplo: Meet, Hangouts, Zoom, Teams. Sem contar com as já velhas conhecidas Redes Sociais e suas ferramentas: WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros. Enfim, tivemos que sair do nosso “normal” na Escola São Marcos. A Educação Física chegou aos alunos de formas diferentes, porém a proposta sempre foi a mesma, a criação de uma rotina de atividades físicas e exercícios físicos, além de proporcionar autonomia para cada um ter a sua prática da melhor forma possível. Outro papel que cabe à Educação Física é a formação geral do indivíduo que se dará no momento em que é proporcionado desafios e vivências significativas que permitam a aquisição de habilidades, atitudes e hábitos para ser um protagonista do seu desenvolvimento integral.
Nestes tempos de “distanciamento social” devemos tentar manter uma rotina de exercícios diários contemplando o aprimoramento ou manutenção das Capacidades Funcionais: força, resistência, flexibilidade, velocidade e agilidade. Para tanto, os Circuitos Funcionais são uma opção muito bem vinda e viável, exercícios usando o peso corporal, trabalhando força e resistência geral, com deslocamentos diversos, trabalhando agilidade e velocidade e alongamentos para trabalhar a flexibilidade. Podemos variar o tipo de exercício, sua intensidade, sua frequência e até o espaço para a prática pode ser adaptado, desta forma mantendo o bem estar físico e psicológico, cuidando do corpo e da mente.
O mundo está em constante evolução e, agora no ponto de ebulição. A sociedade reflete para o bem e para o mal estes movimentos. Sempre de acordo com a interpretação e receptividade de cada um sobre os temas. Penso que devemos nos tornar seres humanos melhores após tudo isso passar, vai passar!!! Aprenderemos a valorizar os momentos de socialização em família, com os amigos, com os colegas de trabalho. Os pequenos gestos como um abraço, um beijo ou mesmo um aperto de mãos será mais desfrutado. A tecnologia das ferramentas digitais será mais bem utilizada. Compartilharemos melhor nossos saberes e os nossos valores. A Educação Física existe para ajudar a superarmos esta dificuldade, dividindo informações e saberes sobre o seu papel na sociedade, reduzindo os efeitos sobre o corpo e a mente e esperando o momento de voltarmos ao o nosso “novo normal”. Então, vamos nos MEXER!!!
Professor Wendel Formentin Inácio.
Graduado em Educação Física Licenciatura Plena.
Especialização em Metodologia do Ensino dos Esportes.
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