Para muitos alunos a Matemática é uma das disciplinas mais traumatizantes que existe, pois dentre todas as disciplinas estudadas é considerada uma das mais complexas. Infelizmente, não é de hoje que estudar Matemática carrega essa “má-fama”, que com o passar dos anos acabou intensificando sua imagem, através de concurso públicos e vestibulares, pois é uma das disciplinas que mais reprovam em determinados concursos. E, obviamente, esse fato refletiu na sala de aula, já que o número de alunos não promovidos é maior na disciplina de Matemática. Essa carga negativa é histórica, o que dificulta o processo ensino-aprendizagem.
Para aprender Matemática, primeiramente, temos que eliminar esse medo. Aceitar que todas as pessoas podem aprender, basta querer. O que reforça FRAGOSO, Mestrando em Educação/UFSM Especialista em Matemática/UFSM. Professor de Matemática do Colégio Militar em Santa Maria/RS.
“[…] a Matemática é uma “língua”, uma linguagem natural universal, nascida da mais íntima natureza da observação e do pensamento humano e construída com o máximo de coerência. É uma língua que qualquer pessoa pode aprender com perfeição, desde que tenha dominado o medo e possua a vontade firme de o fazer.(FRAGOSO, 2001, p.97)
A aprendizagem da Matemática é fundamental para todas as áreas do conhecimento, logo, está interligada a várias outras disciplinas; quando o professor de Matemática sai do algebrismo puro e começa a relacionar eventos cotidianos as resoluções de desafios matemáticos, o aluno tende a “enxergar” sentido na disciplina.
A Matemática desenvolve o pensamento lógico, analítico, estratégico entre outros necessários para vários momentos da vida, pessoal ou profissional. Devido a sua grande influência dentro do conhecimento, o aluno deve compreender a importância de estudar essa disciplina, considerada tão amarga, por muitos deles.
Portanto, é imprescindível que o discente perca o medo dessa disciplina para a sua aprendizagem. Quando você decide aprender, certamente, aprenderá. Obviamente através de muito estudo, pois quando entende a Matemática, esta deixa de ser o bicho-papão e passa a ser um estudo prazeroso para muitos alunos, ninguém gosta do que não compreende.
Professora Daiana Tuhtenhagen
Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio pela UFSM/RS.
REFERÊNCIA:
O MEDO DA MATEMÁTICA, Wagner da Cunha Fragoso. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3686. Acessado em: 30/06/2018.
Anônimo
4.5
Anônimo
5