Uma boa escola parece um conceito abstrato, pois cada família tem uma concepção do que é mais adequado para a formação de seus jovens. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma boa escola é aquela em na qual existe um clima favorável à aprendizagem, em que os professores e gestores são líderes animadores; a violência é substituída pela cultura de paz e que desenvolve um bom currículo. Preceitos que qualquer responsável concorda, certamente. Então, independentemente das particularidades, há alguns critérios em comum, qualidades que todos desejam na instituição de ensino:
-
Valores – É preciso sintonia quanto aos caminhos e princípios que devem reger a formação do aluno, já que o ambiente escolar é também um lugar de convivência, no qual deve ser exercitado o respeito e a solidariedade, além do desenvolvimento cognitivo. Por isso, é importante que o local escolhido reflita os alicerces criados no seio familiar.
-
Infraestrutura – É preciso que as instalações ofereçam espaços e materiais adequados e seguros para o aprendizado de cada faixa etária e suas respectivas demandas. Não necessariamente, isso signifique prédios portentosos, que acarretarão altos custos para os pais, mas uma construção sólida, com manutenção atualizada e asseio.
-
Bons tutores – Os professores são os personagens principais na formação dos alunos. Por isso, uma instituição de ensino precisa sempre estar atenta à qualificação do seu corpo docente, de sua capacidade de transmitir de forma eficiente os conteúdos previstos para cada fase da formação das crianças e adolescentes e de sua habilidade de gestão em sala de aula.
-
Segurança – Atualmente, este é um aspecto cada vez mais relevante para toda a comunidade. É necessário um controle rigoroso de acesso ao prédio e cuidado com a entrada e saída dos alunos, garantindo tranquilidade para pais e estudantes.
-
Familiaridade – Além da cultura de paz e convivência fraterna, para que os objetivos educacionais sejam realmente alcançados é fundamental que o estudante sinta-se confortável e acolhido no ambiente escolar.
-
Integração – Uma educação completa só é viável com a participação efetiva da família. Por isso, é indicado que a escola investa em canais de comunicação e integração efetivos. É bom observar que este aspecto é favorecido quando se opta por uma instituição mais próxima de casa. Além de tornar a locomoção mais simples quando for preciso comparecer à escola, aumenta a probabilidade de uma maior consciência da realidade e da demanda dos estudantes. Uma instituição atuante na comunidade na qual está inserida acaba beneficiando, de forma natural, todo o seu entorno, criando um ambiente favorável aos seus discentes.
O que é educação de qualidade? - Escola São Marcos - Alvorada - RS
[…] nós queremos uma educação de qualidade para as nossas crianças. Em um mundo que a cada dia torna-se mais competitivo, buscamos garantir a […]
Como fazer educação do jeito certo - Escola São Marcos - Alvorada - RS
[…] Não há uma fórmula única para essa questão. Mas alguns aspectos são extremamente relevantes para apontar o caminho mais acertado. O ponto mais evidente é a capacidade da instituição em cumprir com excelência os objetivos esperados: alfabetizar e letrar; estimular a prática da leitura; decodificar e ensinar a linguagem matemática; dar acesso a línguas estrangeiras, às artes, à história e à geografia; incentivar a prática esportiva, entre outros previstos pelo Ministério da Educação. Apenas um corpo docente capacitado é capaz de transmitir o conhecimento das diferentes áreas de forma correta. É preciso, no entanto, mais que isso. […]