Em uma breve consulta ao dicionário descobrimos que a palavra tem origem no latim ludos e que remete para “jogos e divertimento”. Atividades lúdicas são, então, atividades de entretenimento, relacionadas com jogos e com o ato de brincar, que dá prazer e diverte os envolvidos.
Atividades lúdicas desenvolvem na criança diferentes competências como a atenção, memorização e imaginação, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem. Sendo a educação infantil a base da formação, o lúdico é um recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente. Por meio de jogos e brinquedos, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos, pois a criança compreende o mundo pela brincadeira. Por isso, os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem infantil.
Brincadeiras e atividades agradáveis trarão a percepção de que aprender pode ser divertido, além de desenvolverem a criatividade e contribuírem para o desenvolvimento intelectual dos pequenos alunos. Além disso, estreitam vínculos e promovem a sociabilização, ou seja a capacidade de conviver com os outros. Brincadeiras e jogos em grupo ensinam ou reforçam regras de boa convivência entre os colegas e do respeito às regras. A tolerância às frustrações, o companheirismo e a convivência com as diferenças também são fortemente trabalhados em divertidas atividades em grupo.
Cada tipo de brincadeira tem uma importante função na formação infantil e ajudam no desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual e cognitivo. Criar e vestir fantasias, desenvolver e participar de peças teatrais, por exemplo, estimulam a criatividade e a capacidade de se expressar, podem, ainda, auxiliar a vencer a timidez. Montar um quebra-cabeça, por sua vez, exige concentração, estratégia e a interpretação de formas e limites espaciais. Pular corda ou jogar bola, além de exercitar o corpo obrigará ao respeito às regras e a colaboração entre os participantes.