Cientes de que educação é um investimento precioso, na hora de buscar uma escola para crianças e jovens, os responsáveis pretendem, em primeiro lugar, garantir uma educação de qualidade. Mas como ter certeza de que se fez a escolha certa? Há algumas pistas que podem ser seguidas. Se observarmos os parâmetros desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e os critérios estabelecidos por outras organizações não governamentais internacionais voltadas para a educação para avaliar a qualidade na educação infantil, perceberemos muitos pontos em comum, e a maioria deles, aplicáveis ao longo de toda a vida estudantil.
Então para ratificar a escolha de uma instituição educacional, observe se:
- A escola tem uma proposta pedagógica clara, que contempla todas as áreas de conhecimento previstas pelo Plano Nacional da Educação do MEC para cada fase da vida escolar do aluno. Na educação infantil, por exemplo, avalie como são trabalhadas as rotinas para autonomia e autoconhecimento dos pequenos. No ensino fundamental, como é planejada a questão da alfabetização. Já no ensino médio, informe-se como a escola prepara o jovem para o Enem.
- O plano pedagógico é cumprido de forma clara, organizada e de modo total por todos os professores envolvidos na formação do estudante.
- Há, além dos conteúdos previstos, atividades que buscam aguçar a curiosidade e o interesse das crianças para que elas busquem conhecer e experimentar o mundo e consigam se expressar.
- A infraestrutura e as condições do mobiliário e dos demais equipamentos pedagógicos são adequadas para receber os alunos e permitir que eles possam explorar todo o seu potencial.
- O corpo docente tem a qualificação necessária e qual a rotatividade dos professores. É sempre bom buscar saber quais as condições de trabalho e o nível de satisfação deles, pois mestres motivados e empenhados têm influência direta no processo de aprendizado dos alunos.
- A escola é segura. A qualidade do ensino passa pela tranquilidade de todos os envolvidos no processo educacional: pais, alunos e funcionários. Por isso, é importante um espaço organizado e com acesso controlado. Além disso, tem que ser planejado para evitar acidentes e garantir acessibilidade para todos.
- Como é prevista a cooperação e a troca com as famílias. Uma instituição transparente tem canais de comunicações ativos e incentiva a participação da comunidade escolar.
- Os processos de socialização, as brincadeiras, os projetos e atividades privilegiam a convivência e o respeito à diversidade.
- Os valores e princípios da instituição são claros e vão ao encontro com os que são ensinados e vivenciados pela sua família.
- A cidadania é um aspecto trabalhado com os alunos. A escola busca auxiliar na formação do ser humano, além de somente repassar os conteúdos programáticos.